Especial:

Unidade de Apoio à Vítima Migrante e de Discriminação - Açores

Junho 2013


A Unidade de Apoio à Vítima Migrante e de Discriminação (UAVMD) foi criada no ano de 2010 na cidade de Ponta Delgada, exercendo funções nas instalações do Gabinete de Apoio à Vítima de Ponta Delgada.


No seguimento do plano de ação para uma melhor resposta e uma melhor articulação de esforços nesta resposta de apoio específica foi estabelecida a Rede Unidade de Apoio à Vítima Imigrante e de Discriminação Racial e Étnica, na qual a UAVMD se encontra incluída.


A UAVMD tem como principal objetivo prestar um apoio jurídico, social e psicológico de forma qualificada aos imigrantes vítimas de qualquer tipo de crime e pessoas vítimas de discriminação que residam na Região Autónoma dos Açores. Através do apoio jurídico a vítima obtém informação acerca dos seus direitos e conselhos para a melhor forma de os exercer. A APAV dispõe também de psicólogos para o apoio psicológico e emocional. A nível social, tudo aquilo que a UAVMD não consegue prestar, articula com outras entidades que possam dispensar este apoio social.


Além de apoiar vítimas migrantes que se encontrem a residir na Região Autónoma dos Açores, no âmbito da cooperação internacional a UAVMD tem apoiado emigrantes Açorianos que se encontram a residir, principalmente, no Canadá. Quando se deslocam aos Açores o apoio é prestado de forma presencial. Quando a deslocação aos Açores não é viável o apoio é prestado através de contacto telefónico e/ou por email.


Para além do apoio direto prestado às vítimas, a UAVMD organiza ações de sensibilização no âmbito das áreas temáticas supra mencionadas como foi o caso da ação de sensibilização/informação ministrada a 30 de agosto de 2011, em parceria com a Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA), numa lógica preventiva de sensibilizar a população imigrante para os tipos de crime de que ela poderá ser alvo.


Tem sido prática da UAVMD, desde o ano de 2012 até à data, a realização de ações de sensibilização junto da comunidade escolar, que têm abrangido vários estabelecimentos de ensino sedeados no concelho de Ponta Delgada. É intenção da UAVMD continuar a apostar na realização das ações como forma de dar a conhecer que a potencial existência de discriminação entre alunos pode causar efeitos nefastos nas vítimas afetando, desta forma, o rendimento escolar das mesmas.


De salientar que todas as atividades realizadas no âmbito da UAVMD jamais seriam possíveis sem a prestável colaboração de todos os colaboradores estagiários e voluntários que gentilmente cedem de forma solidária o seu tempo em prol do bom funcionamento da Unidade.



Sílvia Branco | UAVMD - Açores