Especial:

Gabinete de Apoio à Vítima de Cascais

Agosto 2012


O Gabinete de Apoio à Vítima (GAV) de Cascais é um dos Gabinetes mais antigos da Rede Nacional APAV. O GAV Cascais teve a sua inauguração no dia 23 de Setembro de 1994, através de uma cerimónia de assinatura de um protocolo tripartido entre a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Câmara Municipal de Cascais e a Junta de Freguesia do Estoril.


A semelhança das restantes unidades orgânicas da APAV, o GAV Cascais, presta, de forma confidencial e gratuita, apoio jurídico, psicológico e social às pessoas vítimas de crime, bem como aos seus familiares e/ou amigos. O apoio é garantido pela gestora e assessora do GAV e pelos Técnicos/as de Apoio à Vitima (TAV) – Voluntários e Estagiários - , integrados numa equipa especializada em Direito, Psicologia e Serviço Social. Ao longo do exercício das suas funções no GAV frequentam diversas acções e cursos de formações (formação inicial e contínua), promovidos pelo Centro de Formação da APAV [entidade formadora acreditada pela Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT)]. Para além da formação que a equipa adquire, esta também efectua diversas acções de informação e de sensibilização, bem como acções de formação em diversos estabelecimentos de ensino, unidades de saúde, Instituições Particulares de Solidariedade Social, nas Forças de Segurança e noutros recursos/serviços da comunidade local.


Ao longo dos 18 anos de existência do GAV Cascais foram apoiadas cerca de 21.000 pessoas, na sua maioria, mulheres vítimas de violência doméstica, de diferentes idades e extractos económicos, diversas formas de violência, entre outros aspectos. Importa referir a importância que o Gabinete tem no Concelho de Cascais, visto estar presente no município há 18 anos, o seu know-how e experiência no apoio às vítimas de crime, bem como o seu horário alargado de atendimento (dias úteis: 10h-13h e das 14h-19h; sábado: 10h-13h) e a sensibilização da população e formação de profissionais do concelho sobre as diferentes temáticas associadas à vitimologia.


Para além do atendimento às vítimas de crime, o Gabinete de Apoio à Vítima de Cascais desenvolve diversas actividades, nomeadamente acções de sensibilização na comunidade e junto de serviços locais sobre diversas temáticas (por exemplo: Violência Doméstica; Violência no Namoro; Bullying; Pessoas Idosas Vítimas de Crime e de Violência), em diversos estabelecimentos de ensino, instituições, entre outras tendo diferentes públicos-alvo.


Durante o ano transacto, realizaram-se duas acções de divulgação do trabalho desenvolvido pelo GAV Cascais de especial relevo, uma acção de rua e a presença na Feira de Voluntariado Auchan. Neste ano apostou-se na divulgação de proximidade, através da deslocação dos Técnicos de Apoio à Vítima a diferentes estabelecimentos de Ensino, de Saúde, Tribunais, postos da GNR e esquadras da PSP, o que possibilitou o esclarecimento de algumas dúvidas sobre os apoios prestados, horário de funcionamento do GAV, localização das instalações, etc.


O GAV de Cascais colaborou, também, com diversas investigações no âmbito da Violência Doméstica contra as mulheres, bem como da Violência contra as Pessoas Idosas com especial enfoque nos Projectos: Projecto Women in Police Precincts: Violent crime and gender relationships / Mulheres nas Esquadras: Crimes de violência e relações de género (FCT PIHM/VG/0131/2008), do Instituto de Ciências Sociais; Projecto Love, Fear and Power: Pathways to a Non-Violent Life, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto; e Projecto Envelhecimento e Violência (PTD/CS-SOC/11031/2009), do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP.


Ainda no âmbito da colaboração recíproca entre os estabelecimentos de ensino superior e a APAV, o Gabinete de Apoio à Vítima de Cascais tem sido local de diversos estágios, com destaque na área da psicologia, psicocriminologia e serviço social. No presente ano contamos com a colaboração de uma psicóloga a efectuar estágio profissional de acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses.


O GAV Cascais estabeleceu algumas actividades de colaboração com outras instituições/organismos, nomeadamente: Fórum Municipal de Cascais contra a Violência Doméstica; Banco Local de Voluntariado - Cascais Voluntário; Câmara Municipal de Cascais; CMC - Divisão de Juventude e Conhecimento - Programa Cultura Social; C.L.A.S; CPCJ de Cascais, de Oeiras e de Sintra; Segurança Social de Cascais e de Oeiras - articulação; Centro de Saúde de Oeiras; Centro Paroquial do Estoril; entre outras.


Desenvolveu, recentemente (no mês de Junho de 2012), um curso de formação sobre Pessoas Idosas Vítimas de Crime e de Violência, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e financiado pela SIC Esperança, para os profissionais dos diferentes organismos locais e irá dinamizar mais dois cursos, um em Outubro e outro em Novembro nos mesmo moldes.


É, também, parceiro na Estratégia Concelhia 2012-13 de Promoção de Literacia Financeira e Apoio a Famílias em Situação de Sobre-Endividamento. A Estratégia referida tem objectivo desenvolver um conjunto de acções no âmbito da literacia financeira, transversais às várias faixas etárias, apostando numa lógica pedagógica e reforçando a capacidade das famílias para a poupança e investimento, de modo a prevenir situações de sobre-endividamento.


Nesta fase, sentimos uma profunda necessidade de mudança, de encontrar novas instalações de maiores dimensões, para assim criar melhores condições para quem aqui trabalha e para as pessoas que recorrem ao nosso GAV, nomeadamente no que concerne à mobilidade e ao acesso de pessoas com deficiência física. Não obstante, alcançámos os resultados a que nos propusemos, quer ao nível do atendimento às vítimas, quer ao nível da cooperação inter-institucional, acções de sensibilização e prevenção e formação externa. Durante este ano conseguimos ter uma boa equipa de estagiários e voluntários empenhados eo bom ambiente de trabalho e companheirismo ajudou-nos a superar as dificuldades.




28 de Agosto de 2012

Maria de Oliveira
Gestora do GAV Cascais