Especial:

Gabinete de Apoio à Vítima de Odivelas

Julho 2012


O Gabinete de Apoio à Vítima de Odivelas começou a sua actividade em 4 de Fevereiro de 1997, na freguesia da Pontinha, à data pertencente ao Concelho de Loures. Com a criação do Concelho de Odivelas em 1998, o gabinete passou a assumir a designação de GAV Odivelas/Loures.

Em 2005 reabriu na freguesia de Odivelas, em instalações cedidas pela Câmara Municipal, na sequência da celebração de um protocolo de cooperação entre este Município e a APAV.

Dada a sua localização, este gabinete recebe também utentes de alguns concelhos limítrofes, tais como dos concelhos de Loures, Amadora e Vila Franca de Xira.

Sendo o município de Odivelas um parceiro privilegiado, o GAV faz parte de mais três parcerias formais, designadamente o Contrato Local de Desenvolvimento Social – Vertente Sul (CLDS-VS), com a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) e com o Conselho Local de Acção Social de Odivelas (CLAS).

Para a prossecução da nossa actividade principal, o apoio às vítimas de crime, tentamos manter uma estreita articulação e colaboração constituindo parcerias informais com diversas instituições da comunidade.

No âmbito da prevenção da vitimação, temos efectuado várias acções de formação a técnicos de instituições locais, com destaque para os da Rede Social, assim como têm sido dinamizadas diversas acções de sensibilização para públicos-alvo, sendo exemplos temas como o Bullying, violência contra as pessoas idosas, violência doméstica, violência no namoro, consequências da violência interparental nas crianças e crimes patrimoniais, entre outros.

O GAV tem respondido positivamente a pedidos efectuados por algumas universidades, através da colaboração, quer de utentes, quer de voluntários na participação em trabalhos de investigação, no âmbito de mestrados e doutoramentos.

Ainda no âmbito da colaboração recíproca entre os estabelecimentos de ensino superior e a APAV, o Gabinete de Odivelas tem sido local de diversos estágios, com destaque na área da psicologia. No presente ano contamos com a colaboração de uma psicóloga a efectuar estágio profissional de acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Durante este ano de 2012, notamos um aumento de pedidos de ajuda efectuado por utentes que, não sendo do nosso âmbito de actuação, procuram o apoio do GAV para questões de cariz exclusivamente social, por motivos de desemprego, ruptura na relação familiar e ainda perda de benefícios anteriormente recebidos.

Desde Janeiro de 2010 que o Pólo de Formação de Lisboa passou a estar sediado no Gabinete de Odivelas, estando a sua coordenação na pessoa da gestora do GAV.

O trabalho desenvolvido por este gabinete só tem sido possível graças à disponibilidade dos/as voluntários/as e estagiários/as, que ao longo dos anos têm colaborado connosco, disponibilizando parte do seu tempo e do seu saber, em prole das vítimas de crime. A todos eles e elas, o meu obrigada!


18 de Julho de 2012

Luísa Waldherr
Gestora do GAV Odivelas