Especial:

Gabinete de Apoio à Vítima de Faro

Junho 2012


Dos 15 gabinetes espalhados pelo país, o Gabinete de Apoio à Vítima de Faro, presta serviços à sua comunidade desde 1998 e, tal como nos outros, a sua ação é apoiada por uma rede de Voluntariado social. O tratamento das várias temáticas, no contexto vitimológico, engloba a cooperação com as instituições públicas e privadas existentes, dando primazia a uma perspetiva multidisciplinar, em prole de um apoio eficaz às vítimas que solicitam os nossos serviços. Ao longo da nossa existência têm-se desenvolvido atividades que ultrapassam o atendimento diário efetivo.

Incondicionalmente direcionamos os nossos esforço para a obtenção de uma maior qualificação das respostas sociais, apostando na formação contínua dos recursos humanos.

Os Voluntários passam por uma fase de integração na equipa de trabalho e na instituição, ficando a conhecer os procedimentos necessários para um atendimento estratégico, em muito estimulado pela experiência e apoiado pela checklist, elaborada e melhorada pela APAV, especialmente na exploração do grau de risco.

Fiéis aos princípios e diretrizes da APAV, os Voluntários são também convidados a frequentar o curso de formação para Técnicos de Atendimento à Vítima. Este complemento representa uma ferramenta fundamental na formação dos nossos futuros Técnicos.

Em anos anteriores, o gabinete de Faro contou com a colaboração de uma equipa com vários elementos; atualmente, porventura devido à conjuntura em que nos encontramos, o número reduziu consideravelmente, com prejuízo do trabalho externo, nomeadamente na resposta às solicitações das escolas para ações de sensibilização.

Apesar desta evidência continuamos motivados e empenhados muito graças à persistência de Voluntários resistentes e empenhados. Pelo que, durante este ano, foram realizadas ações de sensibilização sobre Violência no namoro, Bullying e Gestão de conflitos nas escolas de Olhão e Faro, bem como sobre Crimes Patrimoniais no Centro de Dia de Idosos (ARPI).

Para transmissão dos conhecimentos utilizamos o método expositivo e interrogativo com recursos didáticos versáteis como teatro do oprimido, gravações das encenações realizadas pelos participantes, visionamento e discussão das mesmas.

Em colaboração com Junta de Freguesia da Sé de Faro, ministramos também uma ação de formação denominada “Sinais de Violência doméstica em Crianças”, direcionada a educadores de Infância e pais interessados. Participámos, no âmbito Programa (Re)Cria, no seminário “Maus tratos Infantis”. Em Maio passado aceitámos o convite da Universidade do Algarve, com vista à divulgação da APAV como entidade promotora de estágios profissionais e ao incentivo junto dos estudantes do último ano de Psicologia para o Voluntariado.

Ainda relativamente a trabalho externo, as Voluntárias que estão atualmente a realizar o seu Estágio profissional propuseram e realizaram um ciclo de atividades centrado na prevenção da violência escolar, na escola EB1 de Faro nº1 intitulado “Prevenção em Contexto Escolar: Intervenção para o desenvolvimento de Habilidades Sociais”, iniciado a 12 de Janeiro e terminado a 14 de Junho de 2012. O ciclo de atividades em apreço será contemplado num estudo científico de caráter experimental, para avaliar o seu impacto na mediação de respostas alternativas à violência. A análise e discussão de dados serão divulgadas posteriormente.

Assim, o Gabinete assume um papel de promoção e realização de trabalhos científicos e tem-se mostrado aberto à comunidade universitária e profissional, através da sua pronta disponibilidade para acompanhar/monitorizar estágios académicos e profissionais. Neste momento estamos acompanhar dois estágios profissionais na área da Psicologia.

Não podemos deixar de enaltecer o espírito de solidariedade, a humanidade, o respeito e a partilha de conhecimentos entre os membros da equipa de Faro como a nossa maior ferramenta no tratamento da problemática de cada utente que, apesar das dificuldades sentidas, fazemos questão de não abdicar.


26 de Junho de 2012

Lurdes Carlos
GAV Faro