Especial:
Gabinete de Apoio à Vítima de Tavira

Maio 2012


O Gabinete de Apoio à Vítima (GAV) de Tavira iniciou a sua actividade em 2000, na sequência de um protocolo tripartido entre a Câmara Municipal de Tavira, a Polícia de Segurança Pública e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. O GAV Tavira é um dos cinco gabinetes da APAV existentes na Região do Algarve.


Ao longo destes 12 anos de existência, tem sido notório o crescimento do trabalho desenvolvido, nomeadamente a nível dos atendimentos prestados às vítimas, familiares e amigos, através de uma equipa multidisciplinar constituída pela gestora do gabinete e quatro técnicos de apoio à vítima em regime de voluntariado (área de direito, psicologia e edução social), que respondem diariamente de forma qualificada, gratuita e confidencial.


Paralelamente a esta acção central, o GAV tem trabalhado igualmente na área da prevenção da vitimação, através da dinamização de acções de sensibilização, acções de rua, formações e participação em seminários e colóquios - as temáticas abordadas são variadas, desde a violência doméstica, à violência contra idosos, à violência no namoro, bullying, crimes patrimoniais, tráfico de seres humanos, entre outras.


Entre as várias iniciativas que decorreram durante o 1º semestre de 2012, destacaram-se as acções de sensibilização nos estabelecimentos de ensino (acções dirigidas a alunos sobre Violência contra Crianças e Jovens), acções direccionadas aos profissionais da Guarda Nacional Republicana, sessões de informação sobre o fenómeno da violência contra pessoas idosas (direccionadas aos profissionais e utentes das instituições locais) e a participação na iniciativa às “Conversas com…” do Departamento de Psicologia da Universidade do Algarve, dirigida aos alunos de Mestrado de Psicologia Social. Estão agora previstas, durante o Verão, acções de rua sobre os crimes contra o património, a participação na Feira da Juventude e no programa da Tavira Ilimitada, entre outras acções.


Por outro lado, realça-se a colaboração interinstitucional construída ao longo destes anos, focando a participação no núcleo executivo da Rede Social de Tavira (promoção do trabalho em rede); participação em grupos de trabalho “Envelhecimento” e “Protecção Social”; pertença na Comissão de Protecção e Crianças e Jovens em Risco (CPCJ), bem como as parcerias em projectos locais, designadamente, com a Fundação da Juventude e outras instituições locais.


Do trabalho do GAV Tavira destaca-se ainda o desenvolvimento do Projecto SUL 2 – Unidade de Apoio à Vítima Imigrante, desde Setembro de 2011, financiado pelo POPH – Programa Operacional Potencial Humano. Este projecto pretende consolidar o trabalho da APAV na área da prevenção, bem como na intervenção com vítimas imigrantes de crime e de tráfico de seres humanos.


Agradecemos a todos os técnicos de apoio à vítima que, ao longo destes anos, têm contribuído de forma solidária para o bom funcionamento do GAV, bem como no apoio e orientação para um novo projecto de vida de centenas de vítimas apoiadas.



28 de Maio de 2012

Rita Bessa
GAV Tavira