O papel dos professores

À semelhança do que acontecia no programa original, também no Programa 4d as sessões são conduzidas por professores que recebem formação especializada para este efeito. Estes são os elementos-chave para esta implementação, uma vez que são eles os dinamizadores das atividades.

Para mais informações acerca da formação especializada para os professores, por favor contacte-nos.

Testemunho de um professor

“Este projecto em âmbito escolar está a ser desenvolvido pelo segundo ano na Escola Secundária Inês de Castro em Canidelo. É um projecto muito interessante, com grande utilidade para os alunos, pois permite-lhes estar informados sobre temas que lhes dizem muito como a violência, sexualidade, consumo de substâncias e igualdade de género.
Os alunos, de uma forma geral, mostram-se bastante interessados com as matérias e da forma como as mesmas são abordadas, colocando dúvidas, participando na aula e partilhando experiências suas ou conhecidas. As aulas de Área de Projecto são totalmente diferentes das outras disciplinas, dado que não são aulas tão expositivas, onde existe uma passagem de informações úteis para os alunos e acima de tudo uma enorme participação destes. Esta participação é fundamental, pois muitos dos adolescentes apenas podem abordar estes assuntos nestas aulas.
A importância deste projecto vai no seguimento do projecto escola TEIP, onde se insere a Escola Secundária Inês de Castro. Este trata de temas ainda pouco debatidos na sociedade permitindo assim aos alunos serem informados e treinarem competências que possam prevenir futuros comportamentos de risco. Desta forma, os jovens poderão ser capazes de tomar decisões informadas e responsáveis.”

 

Prof. Nuno Sá
Escola Secundária Inês de Castro, Vila Nova de Gaia